A Rede Omnes Angeli foi criada para ajudar a causa animal, com divulgação clara, incisiva e responsável, através de um conjunto de mídias formado por esse blog, Twitter, Twitpic, Orkut e dois endereços de email para os quais os apelos são enviados e prontamente divulgados.

Nosso objetivo é divulgar campanhas de auxílio a essa causa, como programas de castração e vacinação, artigos sobre saúde e bem-estar, feiras de doação e adoção, fazer denúncias de animais abandonados, maltratados e buscar possível resgate, ajuda, etc.

Não possuímos abrigo, nem fazemos resgates de animais.

Sua participação será muito bem vinda!

Claudia Pinelli® e Blog Omnes Angeli®







http://freetwittericons.net/


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Associação de Proteção Animal Célula Mãe realiza mutirão de castração de animais neste fim de semana


A Associação de Proteção Animal Célula Mãe, entidade sem fins lucrativos que atua na promoção do bem estar e respeito aos animais, com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado, está dando continuidade aos mutirões de esterilização nos bairros, focando áreas de maior incidência de cães e gatos em situação de abandono.

Amanhã e depois (7 e 8), a entidade desenvolverá um trabalho no bairro do Rio Vermelho, coletando principalmente cadelas que habitam as imediações da Ceasa, Mercado do Peixe e orla (Colônias de Pesca), que serão submetidas à cirurgia denominada OHS (ovário histerectomia, ou seja, retirada do útero e ovários). O objetivo da ação, segundo Janaina Rios, da comissão administrativa da Célula Mãe, é castrar o maior número possível de animais, para evitar sua reprodução e proliferação.

No Rio Vermelho, o trabalho prevê a esterilização de 30 animais, significando uma redução imediata de 240 filhotes. Conforme Janaína Rios, durante o pós-operatório, o animal fica por um período de oito dias no canil da entidade, e em seguida é devolvido para seu ambiente de origem. "Essa é mais uma etapa do Programa de Guarda Responsável e Controle Humanitário da Reprodução de Cães e Gatos, que esse ano já viabilizou a esterilização de mais de 2.000 animais, em áreas da Ribeira, Vila Canária, Cajazeiras, Centro Histórico, Comércio, Fazenda Grande do Retiro e Itinga, dentre outros", conta Janaina.

Controle de doenças

Para a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, a atuação da Célula Mãe é muito importante para o controle de doenças entre animais e entre animais e humanos. Ela cita a raiva e a leishmaniose como agravos transmitidos ao homem pela população canina, bem como a cinomonose, doença muito frequente entre os cães, e que pode ser transmitida para outros animais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a esterilização cirúrgica e a educação para a posse responsável, ao invés do extermínio indiscriminado, como a forma eficaz e humanitária de combate às zoonoses, ao invés do extermínio indiscriminado. Convênio firmado com a Sesab em 2008, que foi renovado no final do ano passado, está possibilitando que a Célula Mãe, além do trabalho de rotina realize os mutirões de esterilização, alcançando em torno de 2.000 animais, somente no ano passado, e 7.000 nos últimos anos. "O apoio da Sesab foi muito importante para a entidade, e demonstra a preocupação do secretário Jorge Solla com o bem estar da população animal e humana, já que o animal faz parte, de forma irreversível, do convívio com o ser humano", ressalta Janaina.

A Célula Mãe atua de modo informal desde 2004, e foi formalizado em 2006, com a finalidade de promover o controle populacional de animais carentes e a educação das comunidades para a posse responsável, como estratégia de atingir a raiz do abandono e maus tratos a animais. A associação busca interligar profissionais, em particular médicos veterinários, saúde pública, proteção animal, voluntários e a sociedade em geral, e atua principalmente em áreas mais carentes da cidade, inclusive nas invasões.

Para realizar o trabalho de esterilização e posse responsável dos animais, a entidade conta com a colaboração de clínicas veterinárias e, principalmente, dos chamados "protetores", que são moradores de comunidades carentes que gostam de animais e sinalizam para a necessidade de intervenção da entidade. Janaina Rios explica que os animais identificados como de rua ou semi domiciliados - que passam o dia na rua, mas possuem algum referencial - são encaminhados às clínicas veterinárias parceiras, para que sejam submetidos à esterilização cirúrgica e acompanhamento pós-cirúrgico.

Estudos mostram que nos grandes centros urbanos do Brasil existe um cão para cada cinco habitantes e aproximadamente 10% destes vivem estado de abandono, expostos ao frio, fome, doenças, acidentes e outras crueldades. "A atuação da Célula Mãe e de outras entidades de proteção animal pode reverter este quadro", garante Janaina Rios, acrescentando que a esterilização ou castração é o único método eficaz e humanitário para controlar e diminuir a superpopulação e o descarte de animais, e que a captura e o extermínio indiscriminado de cães e gatos de rua é cruel e ilegal.

A.G. Mtb 696/BA
Convênio/Rio Vermelho1



Fonte: Secretaria da Saúde da Bahia

2 comentários:

  1. Pessoal,

    Boa tarde! Primeiramente, parabéns pelo trabalho que vocês realizam ajudando os nossos amigos de 4 patas. Em segundo, informar que fiz uma transferência hoje para ajudar o animalzinho que está com um tumor na face. Não é muito, mas espero que ajude. Sigam com coragem pela causa animal.

    Abraço

    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Elisângela

    Não sei se leu na entrada do blog, mas o Omnes Angeli não faz resgates nem tem abrigo.

    Meu trabalho é solitário.

    Qualquer doação que fizer será destinada diretamente para a conta da entidade que estiver fazendo o apelo.

    Por favor, veja a qual post se refere para ter esse dado.

    Obrigada e volte sempre,


    Claudia Pinelli.

    ResponderExcluir

Esse espaço é destinado para comentários, críticas e sugestões. Não serão permitidos spams ou termos impróprios e ofensivos a quem quer que seja.

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Nota de Esclarecimento:

Não é prática do blog Omnes Angeli realizar doações, sendo facultado, caso extremamente necessário, a criação de vaquinhas para a ajuda de um animal em estado muito grave.
Neste caso, a entrega do dinheiro será claramente divulgado no blog.

A sua proposta principal é a de repassar casos de urgência, notícias, eventos e tudo aquilo que tiver alta relevância para a causa animal.

Os animais citados são de responsabilidade das pessoas informadas no corpo do texto.

Se tiver interesse em adotar ou realizar doações, entre em contato com os responsáveis através dos telefones, sites e endereços constantes no post.

Ah, e se souber do final feliz de alguma história postada aqui, por gentileza, divida essa alegria conosco.

E por fim, os textos enviados para o blog serão, ocasionalmente, corrigidos por mim, para que tenha a clareza necessária a uma compreensão livre de dúvidas, sendo mantido intacto, entretanto, o seu teor original.

Obrigada pela compreensão,

Claudia Pinelli.

Amigo não se compra! Amigo não se abandona!

Amigo não se compra! Amigo não se abandona!

Milla e Aumiguinhos...

Angelis - Libera

Sanctus Dominus

Angeli, domini, psallite
Sancti angeli, cante domino

Angeli, domini, archangeli
Sancti angeli, laudate dominum

Servite dominum de coelis
Laudate eum in excelsis
Cantate eum omnes angeli
Omnes angeli

Sanctus, Sanctus, Sanctus
Sanctus, Sanctus, Sanctus

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Exceto animais marinhos.

Calcule a idade de seu animal!

Calcule a idade de seu animal!