
HEMODOG - BANCO DE SANGUE VETERINÁRIO
Salvador já tem banco de sangue veterinário.
Eu Amo Animais entrevistou com exclusividade a Dra. Suzana Spínola, médica veterinária (CRMV-BA 1544), membro da ANCLIVEPA-Ba para o triênio 2010/2012, idealizadora e proprietária do Hemodog, Banco de Sangue Veterinário. Esse sonho começou em agosto/2008, e inaugurado em maio/2009. Desde então, vem funcionando regularmente, sendo cada vez mais conhecido e acionado, possibilitando salvar muitas vidas.
Entrevista com a Dra. Suzana Spínola
1. Como tem sido a procura do serviço?
A procura de receptores sempre é maior que a de doadores pois a consciência dos proprietários ainda é pequena.
2. São 13 os tipos sanguíneos caninos. Há maior incidência – e logo maior procura, por determinado tipo?
Existe maior incidência em determinados tipos como o DEA 4. Como o custo para tipificar todos os doadores e receptores é muito elevado, para evitar incompatibilidade fazemos prova de “reação cruzada”.
3. O que é necessário para ser doador? Há riscos na doação?
Basta ter uma boa alimentação, não ter ectoparasitas, ser completamente vacinado e vermifugado, não ter doença alguma, o que se constata nos exames pré-transfusionais clínicos e laboratoriais e pesar a partir de 28 Kg. Em se tratando de doadores saudáveis não há risco nenhum.
4. E no processo de recepção?
A transfusão é um procedimento de urgência, e a decisão é sempre decorrente da necessidade extrema, onde não receber a transfusão implica em maior risco de vida. Caso o receptor seja cardiopata ou nefropata, há maior risco.
5. Existe esse serviço em outras cidades da Bahia?
O Hemodog é o primeiro banco de sangue veterinário da Bahia. No entanto, vale informar que o médico veterinário está habilitado a colher o sangue de um doador quando há um receptor necessitando do mesmo, sempre realizando os exames clínicos e laboratoriais pré-transfusionais do doador.
6. Como é o procedimento de distribuição? Envia para outras cidades?
A entrega de bolsas é feita diretamente na clínica ou consultório que solicitou, em horário comercial. A transfusão também pode ser feita na própria sede do Hemodog, mediante requisição do médico veterinário. Fora do horário comercial pode ser acionado o tlefone 71-9978.2188 e o paciente ou portador será atendido na sede do banco de sangue.
Caso haja pedidos de outras cidades, podemos enviar por transportadora.
7. Quais os custos/preços envolvidos no processo de transfusão?
Tanto para garantir a qualidade do sangue como para estimular a doação, os doadores recebem uma série de avaliações clínicas, totalmente gratuitas. No entanto, para a aquisição de bolsas, o armazenamento, equipamento de transfusão, etc. há um custo. O valor cobrado se refere ao processo e nunca ao sangue – o sangue não tem preço!
8. Como fazer a doação? Quanto tempo dura o processo?
O doador é sempre bem vindo e com ou sem agendamento ele será atendido. O exame clínico dura em média 30 minutos e a coleta de sangue para exames laboratoriais e da bolsa de sangue é cerca de 10 minutos.
Depoimento de Dra. Suzana:
"É um serviço muito gratificante, pois na grande maioria salvam-se vidas. Me sinto muito bem em colher o sangue dos doadores pois esse contato com eles é fantástico. Existe uma energia de amor muito grande entre o doador e mim, pois sempre é frisado que esse ato vai ajudar outro animal e a sintonia é muito boa. É uma verdadeira telepatia que ocorre com o cão e toda equipe de auxílio à coleta. O cão será tratado com o maior carinho, receberá vários benefícios veterinários e sempre tem brindes legais.
Doar sangue é bom e salvar vidas é melhor ainda."
Dra. Suzana Spínola participa essa semana do 31º Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA, em Belém/ Pa, de 17 a 20 de abril de 2010.
Banco de Sangue Veterinário Hemodog
Rua dos Radialistas, 209 – salas 1 e 2 – (2º andar da Clínica Veterinária Diagnose Animal) Pituba
Tel.: (71) 3011-6846
Plantão: (71) 9978.2188
Em outros Estados:
Brasília: Centro Veterinário Asa Sul
Homepage: http://www.cvas.com.br/banco_de_sangue.html
Minas Gerais: (Uberlândia) Hospital Veterinário da U. F. Uberlândia
Home: http://www.hospitalveterinario.ufu.br
Rio de Janeiro: Hemoterapet
Home: http://www.hemoterapet.com.br/
São Paulo:: BSVet
Home: http://www.bsvet.com.br/
Esta entrevista foi realizada pela colaboradora Lilia Trigo (Abr/ 2010).
Fonte: EuAmoAnimais
Um abraço,
Claudia Pinelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esse espaço é destinado para comentários, críticas e sugestões. Não serão permitidos spams ou termos impróprios e ofensivos a quem quer que seja.
Obrigada pela visita!