Olá, amigos!

A Rede Omnes Angeli foi criada para ajudar a causa animal, com divulgação clara, incisiva e responsável de artigos com relevância para os amantes de animais.

Essa rede é formada por um conjunto de mídias, como esse blog, Twitter, Facebook, Youtube e dois endereços de e-mail para as futuras interações com vocês.

Nosso objetivo é divulgar campanhas de auxílio a essa causa, como programas públicos (ou com parcerias) de castração e vacinação, artigos sobre saúde e bem-estar dos bichinhos, etc.

Não possuímos abrigo, nem fazemos resgates de animais.

Sua participação será muito bem vinda!

Claudia Pinelli® e Blog Omnes Angeli®

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Carrapato - Informações básicas e ciclo de vida

O carrapato é um ser vivo da ordem das aranhas (artrópodes de 8 patas) , e são parente dos ácaros. São facilmente encontrados em ambientes urbanos e rurais. São ectoparasitas (parasitas externos) diferentemente dos vermes, que são endoparasitas (parasitas internos). Parasitas são seres que vivem às custas de outros seres vivos e lhes causam prejuízo.

No caso dos carrapatos, a picada causa irritação na pele, pode causar anemia quando em uma infestação grande, e ainda serem transmissores de doenças para os homens e os animais.

Os carrapatos podem parasitar os mais diversos tipos de animais silvestres e domésticos. Aves, répteis, cães, cavalos, bovinos, equinos, coelhos, ratos e até sapos. Raramente são encontrados em gatos, os bichanos sofrem mais com as pulgas.


Existem carrapatos machos e carrapatos fêmeas, geralmente diferenciados pelo tamanho. Os machos raramente se alimentam de sangue. Já a fêmea adulta, após se alimentar de sangue assume o aspecto de um grão de feijão grande, ou grão de mamona.

Nesta fase da vida, após ter se alimentado bastante e estar bem ingurgitada (inchada e cheia de sangue e ovos) ela se desprende do animal por vontade própria, cai no solo e libera de 2.000 a 5.000 ovos no ambiente. Então, meus caros, é ai que começa o pesadelo!!! A época do ano mais propícia para os carrapatos é desde o início da primavera até o início do outono.

Quando em condições ideais de temperatura, sol e umidade, cada ovo dá origem a uma larva que possui apenas 6 patas. Minúscula, transparente e resistente, a ninfa fica até quatro meses sem se alimentar. Quando encontra um hospedeiro (O SEU CÃOZINHO, POR EXEMPLO) ela sobe, se alimenta e depois solta-se no chão. Ela irá procurar um local protegido. Lá ela fará sua primeira muda e se tornará uma larva.

As ninfas possuem 8 patas e são muito parecidos com os adultos, só que menores. Também procuram o seu cão para se alimentar e depois que isso acontece, cai no solo e novamente fará uma muda em um local bem escondido. Tornando-se um carrapato adulto macho ou fêmea. Ambos sobem no animal, se alimentam e acasalam, o macho geralmente morre depois disso, enquanto a fêmea fica lá, se alimentando, inchando e produzindo ovos. Para depois dar início a um novo ciclo e multiplicar o nosso pesadelo mais umas 2.000 a 5.000 vezes.

Agora, meu caro internauta, observe as partes sublinhadas no texto..... Em TODAS as fases da vida, o carrapato está no ambiente vai no animal e retorna ao solo. Ou seja, se o seu cão está com carrapatos, com certeza sua casa também está.

Para cada carrapato que você vê, a média é que existem 20 que você não está vendo aí na sua casa (entre ovos, ninfas, larvas e adultos).

E não adianta dizer que varreu e limpou tudo. Carrapato não é poeira! Ele irá procurar lugares escuros, altos ou frestas para se esconder e ficar bem protegido da sua vassoura. Fique atento!

Dr. Rodrigo Feitosa - CRMV-Ba 3171




Info recebida por email de Eu amo animais.




Vamos cuidar de nossos amigos!



Grata,




Claudia Pinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é destinado para comentários, críticas e sugestões. Não serão permitidos spams ou termos impróprios e ofensivos a quem quer que seja.

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Nota de Esclarecimento:

Não é prática do blog Omnes Angeli realizar doações, sendo facultado, caso extremamente necessário, a criação de vaquinhas para a ajuda de um animal em estado muito grave.

Neste caso, a entrega do dinheiro será claramente divulgado no blog.

A sua proposta principal é a de repassar casos de urgência, notícias, eventos e tudo aquilo que tiver alta relevância para a causa animal.

Os animais citados são de responsabilidade das pessoas informadas no corpo do texto.

Se tiver interesse em adotar ou realizar doações, entre em contato com os responsáveis através dos telefones, sites e endereços constantes no post.

Ah, e se souber do final feliz de alguma história postada aqui, por gentileza, divida essa alegria conosco.

E por fim, os textos enviados para o blog serão, ocasionalmente, corrigidos por mim, para que tenham a clareza necessária a uma compreensão livre de dúvidas, sendo mantido intacto, entretanto, o seu teor original.


Obrigada pela compreensão,


Claudia Pinelli.

Amigo não se compra! Amigo não se abandona!

Amigo não se compra! Amigo não se abandona!

Milla e Aumiguinhos...

Angelis - Libera

Sanctus Dominus

Angeli, domini, psallite
Sancti angeli, cante domino

Angeli, domini, archangeli
Sancti angeli, laudate dominum

Servite dominum de coelis
Laudate eum in excelsis
Cantate eum omnes angeli
Omnes angeli

Sanctus, Sanctus, Sanctus
Sanctus, Sanctus, Sanctus

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Exceto animais marinhos.

Calcule a idade de seu animal!

Calcule a idade de seu animal!