No caso dos carrapatos, a picada causa irritação na pele, pode causar anemia quando em uma infestação grande, e ainda serem transmissores de doenças para os homens e os animais.
Os carrapatos podem parasitar os mais diversos tipos de animais silvestres e domésticos. Aves, répteis, cães, cavalos, bovinos, equinos, coelhos, ratos e até sapos. Raramente são encontrados em gatos, os bichanos sofrem mais com as pulgas.
Existem carrapatos machos e carrapatos fêmeas, geralmente diferenciados pelo tamanho. Os machos raramente se alimentam de sangue. Já a fêmea adulta, após se alimentar de sangue assume o aspecto de um grão de feijão grande, ou grão de mamona.
Nesta fase da vida, após ter se alimentado bastante e estar bem ingurgitada (inchada e cheia de sangue e ovos) ela se desprende do animal por vontade própria, cai no solo e libera de 2.000 a 5.000 ovos no ambiente. Então, meus caros, é ai que começa o pesadelo!!! A época do ano mais propícia para os carrapatos é desde o início da primavera até o início do outono.
Quando em condições ideais de temperatura, sol e umidade, cada ovo dá origem a uma larva que possui apenas 6 patas. Minúscula, transparente e resistente, a ninfa fica até quatro meses sem se alimentar. Quando encontra um hospedeiro (O SEU CÃOZINHO, POR EXEMPLO) ela sobe, se alimenta e depois solta-se no chão. Ela irá procurar um local protegido. Lá ela fará sua primeira muda e se tornará uma larva.
As ninfas possuem 8 patas e são muito parecidos com os adultos, só que menores. Também procuram o seu cão para se alimentar e depois que isso acontece, cai no solo e novamente fará uma muda em um local bem escondido. Tornando-se um carrapato adulto macho ou fêmea. Ambos sobem no animal, se alimentam e acasalam, o macho geralmente morre depois disso, enquanto a fêmea fica lá, se alimentando, inchando e produzindo ovos. Para depois dar início a um novo ciclo e multiplicar o nosso pesadelo mais umas 2.000 a 5.000 vezes.
Agora, meu caro internauta, observe as partes sublinhadas no texto..... Em TODAS as fases da vida, o carrapato está no ambiente vai no animal e retorna ao solo. Ou seja, se o seu cão está com carrapatos, com certeza sua casa também está.
Para cada carrapato que você vê, a média é que existem 20 que você não está vendo aí na sua casa (entre ovos, ninfas, larvas e adultos).
E não adianta dizer que varreu e limpou tudo. Carrapato não é poeira! Ele irá procurar lugares escuros, altos ou frestas para se esconder e ficar bem protegido da sua vassoura. Fique atento!
Dr. Rodrigo Feitosa - CRMV-Ba 3171
Info recebida por email de Eu amo animais.
Vamos cuidar de nossos amigos!
Grata,
Claudia Pinelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esse espaço é destinado para comentários, críticas e sugestões. Não serão permitidos spams ou termos impróprios e ofensivos a quem quer que seja.
Obrigada pela visita!