Olá, amigos!
A Rede Omnes Angeli foi criada para ajudar a causa animal, com divulgação clara, incisiva e responsável de artigos com relevância para os amantes de animais.
Essa rede é formada por um conjunto de mídias, como esse blog, Twitter, Facebook, Youtube e dois endereços de e-mail para as futuras interações com vocês.
Nosso objetivo é divulgar campanhas de auxílio a essa causa, como programas públicos (ou com parcerias) de castração e vacinação, artigos sobre saúde e bem-estar dos bichinhos, etc.
Não possuímos abrigo, nem fazemos resgates de animais.
Sua participação será muito bem vinda!
Claudia Pinelli® e Blog Omnes Angeli®
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Contato com cães libera hormônio ligado ao amor
Experiências vividas com cachorros liberam a oxitocina, hormônio da paixão e da amizade
Adotar um cão como animal de estimação é semelhante a ter filhos, afirmam cientistas. As experiências emocionais vividas pela companhia dos cachorros são equivalentes às da paternidade, segundo aponta uma pesquisa publicada na última edição da revista Hormones and Behaviour. As informações são do jornal britânico Telegraph.
» Confiança depende de fator químico
» Infidelidade feminina pode ser hormonal
» Hormônio feminino está ligado ao poder
Os pesquisadores descobriram que quando donos de cachorros brincam com os animais, liberam um hormônio ligado à sensação existente no cuidado infantil. Chamado de oxitocina, o hormônio está associado ao sentimento de amor, amizade e paixão, atenuando o estresse e a depressão.
A descoberta foi feita por estudiosos da Universidade de Azuba, no Japão, que recrutaram 55 pessoas. Os voluntários tiveram os níveis de oxitocina da urina analisados 30 minutos após brincarem com seus animais de estimação.
Os cientistas também verificaram a influência do contato visual dos proprietários de cães na liberação do hormônio. Nos testes, metade dos voluntários permaneceu cerca de 20 minutos sem poder olhar diretamente para seus bichos, Em seguida, eles puderam olhar nos olhos dos seus animais.
Após o experimento, os cientistas constataram que o nível de oxitocina dos voluntários havia aumentado em cerca de 20% apenas dois minutos e meio após voltarem a ter contato visual com seus bichinhos.
Com base na avaliação, Takefumi Kikusui - que realizou a pesquisa em parceria com o biólogo Miho Nagasawa -, disse que um aumento no nível do hormônio poderia explicar porque brincar com cães pode melhorar o humor e até mesmo atenuar os sintomas de ansiedade e depressão.
Acredita-se que a oxitocina pode ter desempenhado um papel fundamental na domesticação de cães e lobos, cerca de 15 mil anos atrás. "A razão que me fez essa investigação é porque eu sou um grande amante de cachorros e senti que algo muda no meu corpo quando eu estou em contato com meu cão", afirmou Kikusui.
"Talvez durante o processo evolutivo, seres humanos e cães tenham vivido juntos para compartilhar experiências sociais, tais como o contato visual e gestual. É por isso que cães podem adaptar-se à sociedade humana", complementou o cientista.
Um estudo anterior descobriu que os seres humanos aumentam os níveis de oxitocina ao olharem para fotografias de pessoas queridas com mais freqüência.
Fonte: Redação Terra
Para quem conhece cães e teve a honra de dispor de sua companhia durante toda a vida, o texto acima não diz nenhuma novidade!
Bjo,
Claudia Pinelli.
Nota de Esclarecimento:
Neste caso, a entrega do dinheiro será claramente divulgado no blog.
A sua proposta principal é a de repassar casos de urgência, notícias, eventos e tudo aquilo que tiver alta relevância para a causa animal.
Os animais citados são de responsabilidade das pessoas informadas no corpo do texto.
Se tiver interesse em adotar ou realizar doações, entre em contato com os responsáveis através dos telefones, sites e endereços constantes no post.
Ah, e se souber do final feliz de alguma história postada aqui, por gentileza, divida essa alegria conosco.
E por fim, os textos enviados para o blog serão, ocasionalmente, corrigidos por mim, para que tenham a clareza necessária a uma compreensão livre de dúvidas, sendo mantido intacto, entretanto, o seu teor original.
Obrigada pela compreensão,
Claudia Pinelli.
Amigo não se compra! Amigo não se abandona!
Angelis - Libera
Sanctus Dominus
Angeli, domini, psallite
Sancti angeli, cante domino
Angeli, domini, archangeli
Sancti angeli, laudate dominum
Servite dominum de coelis
Laudate eum in excelsis
Cantate eum omnes angeli
Omnes angeli
Sanctus, Sanctus, Sanctus
Sanctus, Sanctus, Sanctus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esse espaço é destinado para comentários, críticas e sugestões. Não serão permitidos spams ou termos impróprios e ofensivos a quem quer que seja.
Obrigada pela visita!