Olá, amigos!
A Rede Omnes Angeli foi criada para ajudar a causa animal, com divulgação clara, incisiva e responsável de artigos com relevância para os amantes de animais.
Essa rede é formada por um conjunto de mídias, como esse blog, Twitter, Facebook, Youtube e dois endereços de e-mail para as futuras interações com vocês.
Nosso objetivo é divulgar campanhas de auxílio a essa causa, como programas públicos (ou com parcerias) de castração e vacinação, artigos sobre saúde e bem-estar dos bichinhos, etc.
Não possuímos abrigo, nem fazemos resgates de animais.
Sua participação será muito bem vinda!
Claudia Pinelli® e Blog Omnes Angeli®
terça-feira, 22 de junho de 2010
Você quer adotar? Leia isso primeiro!
ANTES DE ADOTAR UM ANIMAL, SE PERGUNTE:
1. Tenho certeza de que não estou adotando por impulso, só porque o animal ainda é filhote, porque quero ter a raça da moda e/ou porque meu filho (a) insistiu pra ganhar um?
2. Estou disposto a educá-lo, mesmo que ele não aprenda da 1ª vez, tendo paciência e
respeitando seus limites, instintos e necessidades?
3. Um cão/gato pode viver aproximadamente 15 anos. Irei cuidar bem dele até seu último dia de vida?
4. Nunca passarei sua guarda para outra pessoa?
5. Sei que o animal late ou mia, corre, pula nas pessoas, morde objetos, faz coco/xixi, solta pêlo e fica doente precisando de cuidados?
6. Posso arcar com os custos extras: ração, vermifugação, vacinação e assistência veterinária?
7. O tamanho e raça do animal é adequado para a minha situação de vida (apart., quintal, crianças, idosos...)?
8. Estou levando um cão de acordo com meu temperamento? Existem cães “rabugentos”, que não gostam de brincar, apesar de adorar um carinho; outros são hiperativos e o dono precisa ter a mesma energia...
9. Costumo dar festas em casa? Se sim, tenho local adequado para deixar o animal, sabendo que ele pode se assustar e se estressar com o movimento, ser maltratado pelos convidados, e que a audição de cães é muito sensível, não suportando som alto, podendo causar distúrbios mentais, dor e lesões no aparelho auditivo?
10. Alguém da minha família apresenta sinais de alergia a pêlos de animais?
11. Se já tenho outro animal em casa, há espaço para prevenir uma briga territorial?
12. Se viajar, terei com quem deixar o animal, já que não posso simplesmente me “desfazer” dele ou deixá-lo sozinho?
13. Na minha casa, se alugada, o proprietário permite animais (se for prédio, o condomínio permite animais)? Caso mude de residência poderei levar o animal, mesmo que resolva ir para um apartamento ou vila?
14. Todos os moradores da casa respeitam animais e aceitaram a adoção sem problemas e restrições?
15. O quintal é cercado, não permitindo que o animal saia para rua? E poderá ficar solto no quintal, nunca preso 24h/dia em corrente ou cubículos?
16. No caso de alguém da família vir a engravidar, o animal continuará sendo tratado da mesma maneira?
17. O animal será imediatamente esterilizado (castrado) para evitar crias indesejadas, o aumento do contingente de animais na cidade, doenças hormonais e DSTs? Caso ainda não seja castrado, tenho infra-estrutura para manter machos e fêmeas separados?
18. Se morar em apartamento, tenho janelas e sacadas teladas? (muito importante!)
19. Não terei que deixá-lo sozinho por longo período durante o dia? Ou pelo menos o animal possuirá companhia durante o dia, seja de um humano ou de outro animal (cão ou gato)?
20. Não estou querendo apenas um cão-de-guarda?
21. Estou disposto a lhe dar banho periodicamente, limpar coco e xixi sempre que necessário, levá-lo para passear, lhe dar comida nos horários certos, tratá-lo quando doente e lhe dispensar atenção e carinho?
22. Se tiver criança em casa, me responsabilizarei a ensiná-la que o animal não é um brinquedo, que sente dor e deve ser respeitado, evitando que ambos se machuquem?
23. Terei paciência no período de adaptação do animal ao novo ambiente, sabendo que ele poderá latir e chorar durante a noite, se mostrar arredio, necessitando atenção especial, principalmente os filhotes?
24. Continuarei o amando e respeitando quando ele estiver velho, com doença crônica e/ou deficiência mental/física?
25. Tenho certeza de que não há nenhum tipo de veneno guardado em casa, e não utilizarei desses produtos? Ex: chumbinho.
26. Eu sou uma pessoa responsável, que gosta de animais, e acima de tudo, os respeita como e protege?
Se você respondeu cada pergunta com sinceridade, tendo em vista que as respostas certas são deduzidas pelo simples senso, PARABÉNS, VOCÊ ESTÁ APTO PARA ADOTAR UM ANJO ESPECIAL!
Fonte: ULA
E caso você seja a pessoa que está com a guarda do animal e vai ser o responsável pela adoção, use esse formulário para o ato:
TERMO DE RESPONSABILIDADE PARA ADOÇÃO DE ANIMAIS
Nome do adotante: _________________________________________________
Identidade: __________________ CPF: _____.____.____-____
Profissão: __________________
Endereço residencial: _________________________________________________
Bairro:_______________ Cidade: ________________ UF: ____
Fone: ________________ Cel.: _____________ Casa ( ) Apto. ( )
Tem/teve outros animais? ( ) sim ( ) não
Se sim, qual? ( )cão ( ) gato ( ) outro
Nome do animal: __________________________ ( )cão ( ) gato
Sexo: ( ) macho ( ) fêmea Cor da pelagem: ____________________
Raça: ___________________ ( ) puro ( ) mestiço Idade: _______
Porte: ( ) mini ( ) pequeno ( ) médio ( ) grande ( ) gigante
Castrado? ( ) sim ( ) não
Vermifugado nos últimos 3 meses? ( ) sim ( ) não ( ) sem informação
Vacinado? ( ) sim Quais vacinas?_____________________________ ( ) não ( ) sem informação
Endereço onde ficará o animal: ( ) o mesmo acima ( ) outro Qual?
________________________________________________
Nome do doador:
________________________________________________
Profissão: ____________________ Fone: ________________
Ao adotar este animal, declaro-me apto para assumir a guarda e a responsabilidade sobre ele, eximindo o doador por atos referentes ao animal a partir desta data.
Declaro ainda estar ciente de todos os cuidados que este animal exige no que se refere à sua guarda e manutenção, além de conhecer todos os riscos inerentes à espécie e raça no convívio com humanos, estando apto a guardá-lo e vigiá-lo, comprometendo-me a proporcionar boas condições de alojamento e alimentação, assim como, espaço físico que possibilite o animal se exercitar.
Responsabilizo-me por preservar a saúde e integridade do animal e a submetê-lo aos cuidados médico-veterinários sempre que necessários. Estou ciente de que não posso transmitir a posse deste animal a outrem, nem vendê-lo, muito menos abandoná-lo.
Comprometo-me, ainda, a permitir o acesso do doador ao local onde se encontra o animal para averiguação de suas condições. Tenho conhecimento de que caso seja constatado por parte do doador situação inadequada para o bem estar do animal, perderei a sua guarda, sem prejuízo das penalidades legais.
Caso o animal já não esteja, tenho ciência de que estou obrigado a entregá-lo, quando ele atingir 6 meses de idade, para ser CASTRADO, contribuindo assim para diminuir a população de animais abandonados em nossa cidade. Comprometo-me a cumprir toda a legislação vigente, municipal, estadual e federal, relativa à posse de animais.
Declarando-me assim, ciente das normas acima, as quais aceito, assino o presente Termo de Responsabilidade, e assumo plenamente os deveres que dele constam, bem como outros relacionados à posse responsável e que não estejam incluídos neste Termo.
__________________________________
Doador
_________________________________
Adotante
Salvador, _____ de ___________________ de ________
Abandonar ou maltratar animais é crime!
Pena: 3 meses a 1 ano de detenção e multa (Lei 9605/98)
Pense nisso!
Claudia Pinelli.
Nota de Esclarecimento:
Neste caso, a entrega do dinheiro será claramente divulgado no blog.
A sua proposta principal é a de repassar casos de urgência, notícias, eventos e tudo aquilo que tiver alta relevância para a causa animal.
Os animais citados são de responsabilidade das pessoas informadas no corpo do texto.
Se tiver interesse em adotar ou realizar doações, entre em contato com os responsáveis através dos telefones, sites e endereços constantes no post.
Ah, e se souber do final feliz de alguma história postada aqui, por gentileza, divida essa alegria conosco.
E por fim, os textos enviados para o blog serão, ocasionalmente, corrigidos por mim, para que tenham a clareza necessária a uma compreensão livre de dúvidas, sendo mantido intacto, entretanto, o seu teor original.
Obrigada pela compreensão,
Claudia Pinelli.
Amigo não se compra! Amigo não se abandona!
Angelis - Libera
Sanctus Dominus
Angeli, domini, psallite
Sancti angeli, cante domino
Angeli, domini, archangeli
Sancti angeli, laudate dominum
Servite dominum de coelis
Laudate eum in excelsis
Cantate eum omnes angeli
Omnes angeli
Sanctus, Sanctus, Sanctus
Sanctus, Sanctus, Sanctus
Abandonar e maltratar animais é crime, como também é crime desviar verba pública. No entanto estão livres torturadores de animais e políticos vadios. Acho muito válida essa lista de perguntas. Faz com que os mais desavisados e impulsivos repensem a idéia de adotar um animal. Mas acredito, sei e conheço: quem de fato ama os animais faz isso com uma mão nas costas. Dá um jeito de conseguir dinheiro extra para ajudar o animal doente, mesmo alérgico convive com gatos, não esquece do animal depois de ter filhos, jamais o acorrenta pelo resto de sua vida...Mas enfim, infelizmente ainda são minoria. A maior parte das pessoas está ocupada demais focada no próprio umbigo para se dedicar verdadeiramente ao seu bichinho...
ResponderExcluirÉ isso mesmo!!
ResponderExcluirObrigada pela visita e volte sempre!
Bjo,
Claudia.