Por Fernanda Franco (da Redação da ANDA)
Por conta da grande reação do público diante da reportagem apresentada pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, a qual sugeria a prática da eutanásia como solução para o abandono de animais e apontava o problema do abandono como um risco para a saúde pública, a Rede Globo se retratou na manhã desta quinta-feira (6), corrigindo a infeliz mensagem emitida em rede nacional na última terça-feira.
No programa apresentado hoje, a jornalista Carla Vilhena, em correção ao que foi dito na terça-feira, afirma que “a matança, ou seja, a eutanásia dos animais abandonados não é a solução para o problema da superlotação enfrentada pelos abrigos e canis que recolhem esses animais. Ao contrário disso, é mais uma crueldade contra eles. E é isso que nós estamos cobrando aqui: um modo digno de tratamento para esses animais”.
Os apresentadores do telejornal "Bom Dia Brasil", Renata Vasconcellos e Renato Machado, junto à jornalista Carla Vilhena, durante nova matéria exibida nesta quinta-feira (Imagem: Reprodução/Rede Globo)
A nova matéria emite um apelo para que a sociedade se conscientize sobre a importância da guarda responsável e da castração de animais, enfatizando que o abandono de animais é crime.
Leitores da ANDA escreveram e-mails para a emissora, cobrando da Rede Globo um jornalismo mais consciente e responsável.
A manifestação do público foi fundamental para que a emissora tomasse conhecimento do quanto a abordagem sobre a situação do abandono de animais foi preconceituosa e equivocada, quando, na verdade, merecia ser levada a sério e priorizada entre as ações políticas que visam ao bem-estar dos animais.
Ao corrigir sua postura perante a triste realidade dos animais abandonados, a Rede Globo recobra o papel responsável que, imprescindivelmente, devem cumprir todos os veículos e profissionais do jornalismo.
Que a ética e o respeito por todos os seres façam sempre parte de uma postura jornalística comprometida com a verdade e com a conscientização da sociedade para a construção de um mundo melhor.
Para assistir à reportagem exibida nesta quinta-feira, no “Bom Dia Brasil”, acesse aqui:
ANDA
E já dizia o velho Raul: "Um sonho que se sonha só é só um sonho, um sonho que se sonha junto é realidade!!"
Valeu, amigos!!
Claudia Pinelli.
Vi essa reportagem e não pude não me revoltar. Tive que engolir seco minha indignação quando mais uma vez fui obrigada a ouvir palavras tão absurdas de quem não tem nenhum envolvimento com a causa. A record, há um tempo atrás, cometeu a mesma estupidez. A apresentadora chegou a dizer "Se você não quer mais seu animalzinho, então leve ele para uma ong ou abrigo" Como assim...como se não bastasse isso existir e ser aceito por toda uma sociedade que se omite e cala, ainda vem um programa de televisão e assina embaixo. Muito triste viver num planeta onde as pessoas pensam assim, agem assim e compactuam com isso sem que essa conduta pese nas suas cabeças...enquanto isso ainda somos obrigadas a ouvir de quem não se levanta da cadeira nem para ajudar a própria mãe "por quê não vão ajudar as criancinhas ao invés de se preocuparem com cachorros". Ouço e ouvi a minha vida inteira: "Mas por quê tanto cachorro?" e hoje eu respondo "Porque vocês abandonam e nós resgatamos!Simples assim!Se vcs não abandonassem e não precisaria ter tantos animais" Parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz! Conte comigo para divulgar e recrutar ajuda sempre!
ResponderExcluirwww.adotapraiagrande.blogspot.com