Olá, amigos!

A Rede Omnes Angeli foi criada para ajudar a causa animal, com divulgação clara, incisiva e responsável de artigos com relevância para os amantes de animais.

Essa rede é formada por um conjunto de mídias, como esse blog, Twitter, Facebook, Youtube e dois endereços de e-mail para as futuras interações com vocês.

Nosso objetivo é divulgar campanhas de auxílio a essa causa, como programas públicos (ou com parcerias) de castração e vacinação, artigos sobre saúde e bem-estar dos bichinhos, etc.

Não possuímos abrigo, nem fazemos resgates de animais.

Sua participação será muito bem vinda!

Claudia Pinelli® e Blog Omnes Angeli®

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Bahia já tem um banco de Sangue Veterinário!


HEMODOG - BANCO DE SANGUE VETERINÁRIO

Salvador já tem banco de sangue veterinário.

Eu Amo Animais entrevistou com exclusividade a Dra. Suzana Spínola, médica veterinária (CRMV-BA 1544), membro da ANCLIVEPA-Ba para o triênio 2010/2012, idealizadora e proprietária do Hemodog, Banco de Sangue Veterinário. Esse sonho começou em agosto/2008, e inaugurado em maio/2009. Desde então, vem funcionando regularmente, sendo cada vez mais conhecido e acionado, possibilitando salvar muitas vidas.



Entrevista com a Dra. Suzana Spínola


1. Como tem sido a procura do serviço?

A procura de receptores sempre é maior que a de doadores pois a consciência dos proprietários ainda é pequena.

2. São 13 os tipos sanguíneos caninos. Há maior incidência – e logo maior procura, por determinado tipo?

Existe maior incidência em determinados tipos como o DEA 4. Como o custo para tipificar todos os doadores e receptores é muito elevado, para evitar incompatibilidade fazemos prova de “reação cruzada”.

3. O que é necessário para ser doador? Há riscos na doação?


Basta ter uma boa alimentação, não ter ectoparasitas, ser completamente vacinado e vermifugado, não ter doença alguma, o que se constata nos exames pré-transfusionais clínicos e laboratoriais e pesar a partir de 28 Kg. Em se tratando de doadores saudáveis não há risco nenhum.


4. E no processo de recepção?


A transfusão é um procedimento de urgência, e a decisão é sempre decorrente da necessidade extrema, onde não receber a transfusão implica em maior risco de vida. Caso o receptor seja cardiopata ou nefropata, há maior risco.


5. Existe esse serviço em outras cidades da Bahia?


O Hemodog é o primeiro banco de sangue veterinário da Bahia. No entanto, vale informar que o médico veterinário está habilitado a colher o sangue de um doador quando há um receptor necessitando do mesmo, sempre realizando os exames clínicos e laboratoriais pré-transfusionais do doador.


6. Como é o procedimento de distribuição? Envia para outras cidades?


A entrega de bolsas é feita diretamente na clínica ou consultório que solicitou, em horário comercial. A transfusão também pode ser feita na própria sede do Hemodog, mediante requisição do médico veterinário. Fora do horário comercial pode ser acionado o tlefone 71-9978.2188 e o paciente ou portador será atendido na sede do banco de sangue.
Caso haja pedidos de outras cidades, podemos enviar por transportadora.


7. Quais os custos/preços envolvidos no processo de transfusão?


Tanto para garantir a qualidade do sangue como para estimular a doação, os doadores recebem uma série de avaliações clínicas, totalmente gratuitas. No entanto, para a aquisição de bolsas, o armazenamento, equipamento de transfusão, etc. há um custo. O valor cobrado se refere ao processo e nunca ao sangue – o sangue não tem preço!


8. Como fazer a doação? Quanto tempo dura o processo?


O doador é sempre bem vindo e com ou sem agendamento ele será atendido. O exame clínico dura em média 30 minutos e a coleta de sangue para exames laboratoriais e da bolsa de sangue é cerca de 10 minutos.




Depoimento de Dra. Suzana:

"É um serviço muito gratificante, pois na grande maioria salvam-se vidas. Me sinto muito bem em colher o sangue dos doadores pois esse contato com eles é fantástico. Existe uma energia de amor muito grande entre o doador e mim, pois sempre é frisado que esse ato vai ajudar outro animal e a sintonia é muito boa. É uma verdadeira telepatia que ocorre com o cão e toda equipe de auxílio à coleta. O cão será tratado com o maior carinho, receberá vários benefícios veterinários e sempre tem brindes legais.

Doar sangue é bom e salvar vidas é melhor ainda."

Dra. Suzana Spínola participa essa semana do 31º Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA, em Belém/ Pa, de 17 a 20 de abril de 2010.



Banco de Sangue Veterinário Hemodog

Rua dos Radialistas, 209 – salas 1 e 2 – (2º andar da Clínica Veterinária Diagnose Animal) Pituba
Tel.: (71) 3011-6846
Plantão: (71) 9978.2188




Em outros Estados:

Brasília: Centro Veterinário Asa Sul
Homepage: http://www.cvas.com.br/banco_de_sangue.html

Minas Gerais: (Uberlândia) Hospital Veterinário da U. F. Uberlândia
Home: http://www.hospitalveterinario.ufu.br

Rio de Janeiro: Hemoterapet
Home: http://www.hemoterapet.com.br/

São Paulo:: BSVet
Home: http://www.bsvet.com.br/


Esta entrevista foi realizada pela colaboradora Lilia Trigo (Abr/ 2010).



Fonte: EuAmoAnimais



Um abraço,


Claudia Pinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é destinado para comentários, críticas e sugestões. Não serão permitidos spams ou termos impróprios e ofensivos a quem quer que seja.

Obrigada pela visita!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Nota de Esclarecimento:

Não é prática do blog Omnes Angeli realizar doações, sendo facultado, caso extremamente necessário, a criação de vaquinhas para a ajuda de um animal em estado muito grave.

Neste caso, a entrega do dinheiro será claramente divulgado no blog.

A sua proposta principal é a de repassar casos de urgência, notícias, eventos e tudo aquilo que tiver alta relevância para a causa animal.

Os animais citados são de responsabilidade das pessoas informadas no corpo do texto.

Se tiver interesse em adotar ou realizar doações, entre em contato com os responsáveis através dos telefones, sites e endereços constantes no post.

Ah, e se souber do final feliz de alguma história postada aqui, por gentileza, divida essa alegria conosco.

E por fim, os textos enviados para o blog serão, ocasionalmente, corrigidos por mim, para que tenham a clareza necessária a uma compreensão livre de dúvidas, sendo mantido intacto, entretanto, o seu teor original.


Obrigada pela compreensão,


Claudia Pinelli.

Amigo não se compra! Amigo não se abandona!

Amigo não se compra! Amigo não se abandona!

Milla e Aumiguinhos...

Angelis - Libera

Sanctus Dominus

Angeli, domini, psallite
Sancti angeli, cante domino

Angeli, domini, archangeli
Sancti angeli, laudate dominum

Servite dominum de coelis
Laudate eum in excelsis
Cantate eum omnes angeli
Omnes angeli

Sanctus, Sanctus, Sanctus
Sanctus, Sanctus, Sanctus

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Exceto animais marinhos.

Calcule a idade de seu animal!

Calcule a idade de seu animal!